Pequenos detalhes que farão toda diferença na sua viagem!

Olá, LiberFlyers!
Hoje traremos as dicas mais importantes para evitar furtos e roubos em suas malas!

Passaporte e Documentação Pessoal

O Passaporte e documentos pessoais só deverão ser retirados quando solicitado pela Policia Federal ou pelos atendentes das Companhias Aéreas. Você poderá carrega-los em uma doleira, ou, no caso de bolsas e mochilas, optar pelos modelos transversais e fáceis para se carregar frente ao corpo.

Hora do Check-in
Horário preferido para furto na bagagem. Muitas pessoas no momento do check-in deixam suas bagagens de lado ou pelas costas, não se importando com o que acontece ao seu redor. Procure despachá-las pelas esteiras o quanto antes e nunca, NUNCA perca suas bagagens de vista! 60 segundos são suficientes para qualquer pessoa mal-intencionada agir.

Bagagem Desacompanhada
Sabe aquela saidinha rápida para ir no banheiro ou tomar seu café? Pois é, mesmo que as saídas sejam rápidas, jamais deixe sua mala desacompanhada ou na posse de estranhos.
Em um aeroporto, especialmente os internacionais, todo cuidado é pouco. Quadrilhas agem abrindo malas e inserem drogas para serem transportadas para outros estados e países. Você não precisa e nem vai querer perder tempo para explicar para a polícia a origem dos produtos, certo? Fiquem espertos!

Identificação da Bagagem
Uma mala bem identificada não impede o furto de objetos, mas pode evitar o stress acumulado por uma mala levada por engano por outros passageiros. Coloque uma etiqueta de bagagem com dados importantes, como seu nome, endereço e telefone. Inclua outra etiqueta com os dados dentro da mala, caso a etiqueta seja arrancada. Personalize sua mala. A maior parte dos casos de roubo de bagagem acontece com peças comuns, como as malas pretas com rodinhas. Coloque fitas e adesivos coloridos para que sua mala seja única e chame mais atenção. Use e abuse de: capas protetoras, tiras coloridas, adesivos ilustrados, etc.

Menos é mais
É isso mesmo. Sabe aquela bolsa da Louis Vuitton que você adora? Ou aquela corrente de ouro que você anda no pescoço? Pois é, deixe tudo em casa. Evite carregar muitos pertences em suas bagagens. Caso não queira deixar em casa a “queridinha”, redobre a atenção. Em caso de furtos de bagagem no aeroporto, os bandidos são atraídos por estes itens. Afinal, se a mala é cara, imagina o conteúdo? Viaje com o mínimo de coisas possíveis, carregue lembranças e novas experiências!

SEGUI TODAS AS DICAS E MESMO ASSIM TIVE MINHA MALA FURTADA/AVARIADA, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?
Ao perceber que sua mala foi avariada ou teve itens furtados, procure atendentes da companhia aérea responsável para que faça uma vistoria conjunta, indicando os lacres/adesivos/cadeados violados. Após isso, registre uma reclamação e, caso esta seja negada, registre um boletim de ocorrência na polícia detalhando todos os itens furtados da mala.
Só percebi que os itens foram furtados quando cheguei em casa, e agora? Fique tranquilo. O passageiro não perde o direito de reivindicar danos e objetos furtados ao deixar o aeroporto sem avisar o furto. De acordo com a Anac, o viajante tem um prazo de 15 dias para reclamar de inclusive bagagens extraviadas e 7 dias para malas danificadas ou com artigos furtados. Consulte a regra do país de desembarque, pois varia de país para país.
Porém, a Anac recomenda que o passageiro faça a declaração dos bens de valor despachados junto à companhia aérea, assim, você poderá receber mais fácil a indenizações em casos de furto ou extravio. Além disso, antes de embarcar, tire fotos das suas bagagens abertas e fechadas e guarde as notas fiscais dos itens comprados em sua viagem. Mantenha o comprovante de despacho das bagagens, bem como o boarding pass.

Resumindo: é bom ficar atento o tempo todo e não perder sua bagagem de vista. Além do prejuízo financeiro de ter possíveis laptops, câmeras fotográficas, dinheiro, tablets e celular furtados, já imaginou perder o passaporte?
E você, conhece alguém que teve problemas na sua viagem com malas extraviadas e/ou furtadas? Conte para gente! Podemos te ajudar!

Por: Gabriel Zanette

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *