‘Moqueca Valley’: Espírito Santo busca alavancar inovação no estado

Publicado em Yahoo! Finanças em 13 de outubro de 2019

Yahoo! Finanças

Conhecido pela deliciosa moqueca que permeia suas praias, o Espírito Santo se valeu dessa iguaria culinária para dar o nome ao movimento de inovação que corre por toda a região. O Moqueca Valley, em referência ao Vale do Silício americano, está buscando meios de alavancar a tecnologia capixaba e fazer com que a inovação tome a economia da região.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a capital Vitória está em nono lugar no ranking de densidade de startups — à frente de grandes cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Assim, já são 119 startups capixabas, que crescem e se consolidam conforme mais casos de sucesso aparecem nessa região.

“O Espírito Santo sempre teve uma economia muito baseada em agricultura, pecuária, mineração, petróleo e gás natural”, resume Edgar Villa, professor de novas economias na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). “Agora, o desafio está em levar tecnologia para esses setores e fazer com que o estado use toda a sua experiência acumulada”.

Apesar da força que tem no comércio exterior e na agricultura, é grande a variedade de startups que compõe a região -- é possível encontrar empresas de saúde, recursos humanos, finanças. Mas um dos casos que se destaca cada vez mais é a LiberFly, startup jurídica fundada em 2016 que dá suporte às pessoas que enfrentam problemas em voos.

Continue lendo Yahoo! Finanças...