Voo Atrasado: Conheça as principais dúvidas e os seus direitos
Se você já teve problemas ou perdeu compromissos devido a atrasos de voo, sabe o quanto essa situação causa desgaste emocional e até mesmo físico, devido ao tempo de espera ou de condições adversas no atendimento do aeroporto.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cerca de 20% dos voos nacionais são atrasados ou cancelados. Para os voos internacionais, os atrasos maiores que 30 minutos são de 7,9%; os superiores a 60 minutos são de 3,9%.
Entre os motivos mais comuns de atrasos em voos estão o mau tempo, manutenção das aeronaves, conexões e tráfego aéreo. Muitas pessoas não sabem que podem exigir seus direitos, inclusive de compensação financeira, sem que seja necessário recorrer a vias judiciais, que costumam ser demoradas.
As empresas aéreas nem sempre fornecem informações adequadas sobre o ocorrido ou podem falhar no fornecimento de assistência, na possibilidade de realocação de voos, entre outros fatores. Para entender melhor este assunto e saber como se proteger, continue lendo as informações a seguir.